(42) 3423-1120

contato@hospitaldeolhosdeirati.com.br

Check-up de Glaucoma







EXAMES DIAGNÓSTICOS


O CHECK-UP REGULAR PARA GLAUCOMA inclui testes de rotina, como a TONOMETRIA (medida da pressão) e a OFTALMOSCOPIA (fundo de olho), e testes específicos, realizados quando existe a suspeita de Glaucoma, como a GONIOSCOPIA, a PERIMETRIA (campo visual), a ANÁLISE DA CAMADA DE FIBRAS NERVOSAS GDx e a TOMOGRAFIA DE NERVO ÓPTICO - OCT.

É muito importante ter seus olhos examinados regularmente para excluir a possibilidade de Glaucoma. Esses testes devem idealmente ser realizados aos 35 e 40 anos, sendo repetidos a cada 2 anos, até os 60 anos, e então anualmente. As pessoas que têm algum fator de risco devem ser examinadas a cada 1 ou 2 anos a partir dos 35 anos.

TONOMETRIA


A Tonometria mede a pressão intra-ocular. Para realizar o exame, geralmente é utilizado um colírio anestésico e um corante. O médico então utiliza um aparelho especial que mede a pressão do olho.

OFTALMOSCOPIA


A Oftalmoscopia é o exame que permite a visualização das estruturas de dentro do olho, principalmente o nervo óptico. Em uma sala com baixa luminosidade, o médico utiliza um oftalmoscópio ou uma lente de aumento especial para examinar o aspecto e a cor do nervo óptico.

PERIMETRIA


O teste de Perimetria é também chamado Campimetria ou Campo Visual. Durante este teste, você precisa olhar em frente e indicar apertando um botão todas as vezes em que vir uma luz no seu campo de visão. Esse teste permite que seja feito um mapa da sua visão.

GONIOSCOPIA


Este é um teste indolor que avalia se o ângulo onde a íris e a córnea se encontram no interior do olho está amplo ou estreito, mostrando se o Glaucoma é de ângulo aberto ou fechado.

TOMOGRAFIA / IMAGEM COMPUTADORIZADA


Existem algumas formas de se obter uma imagem digital do nervo óptico. O GDx (Scanning Laser Polarimetry), por exemplo, utiliza um feixe de laser para fazer uma varredura do fundo de olho permitindo também a medida da espessura da camada de fibras nervosas ao redor do nervo óptico.

Camada de Fibras
Nervosas (CFN) saudável
- Lesão moderada da CFN
- Dano severo à CFN

O OCT (Optical Coherence Tomograph) é o aparelho mais moderno no mercado para análise da retina e nervo óptico, permitindo a visualização das camadas retinianas como num corte histológico, no que chamamos biópsia óptica. Também é importante para o estudo do nervo óptico e quantificação da camada de fibras nervosas.